segunda-feira, 26 de outubro de 2009

“ É projeto porque se compromete com um desejo (aquele que dá sentido á vida de um pai ou professor: promover o desenvolvimento de
seu filho, aluno) e argumenta a favor dele. Porque luta por ele. Não de-
sanima. E se um caminho tornou-se difícil ou impossível, busca outros.
Porque se não pôde fazer tudo que foi “previsto” no desejo, realizou o
que foi possível e necessário fazer em nome dele. Porque na realidade
de suas aulas sempre estiveram presentes a realidade de suas intenções
ou compromissos pedagógicos”.
César Cool

2 comentários:

maribeloliveira disse...

Oi Sibbica, esse trabalho foi baseado em HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: _____. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998. Estou intrigada sobre as diferentes propostas, se posso acreditar ou seguir uma, na verdade o projeto é diferente do centro de interesse e foca a aprendizagem significativa. Um abração. Maribel. Ha posso te enviar um projeto, pois sempre anoto até o que as crianças falam na argumentação.

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maribel!!
O foco da discussão não é chegar a uma conclusão que uma proposta é melhor que outra ou uma promove mais a aprendizagem que outra. A questão é que são propostas diferentes, que enfocam metodologias diferentes para a promoção de espaços de construção de aprendizagem. Por exemplo, a proposta do Hernàndez, mesmo sendo projeto, ainda está focada em um tema (por exemplo, a água, como trouxeste na postagem anterior). Já o PA parte das perguntas dos alunos e não se caracteriza como tema, mas como questão de investigação. Fica uma primeira diferenciação para continuarmos discutindo sobre esse assunto, caso desejares. Abração!!