Sou suspeita em falar sobre PAS, porque ADORO trabalhar assim, mas no começo, não foi fácil. A diretora trouxe o livro de Fernando Hernandez, achei muito complicado, fazíamos reuniões tipo capacitações sobre projetos. Até que construiu-se 10 passos para aplicar o PA, esses dez passos também aprendi em um seminário na FACCAT com a Emília Cypriano. No seminário ela passou os dez passos e mostrou a filmagem da elaboração de um projeto de uma professora gestante, onde os alunos fizeram o projeto em relação a gravidez da professora.
Meu primeiro projeto foi sobre PIPAS mas hoje quando analiso vejo que só parti de um tema interessante e fui para dúvidas e certezas, lembro que quando voltei das férias perguntei aos alunos se queriam aprender outra coisa, pois achei que já tínhamos descoberto muitas coisas e eles disseram que não, que ainda faltava saber e fazer muitas outras coisas sobre pipas. Enfim o projeto foi muito marcante. No segundo a diretora estava junto e percebi como ainda tinha muito a aprender pois escutei os alunos e queria eu inventar o título do projeto já que alguns falaram em flores outros em animais, sugeri que fizéssemos um projeto sobre a natureza. Não é assim agora cada grupo poderia argumentar para escolhermos um projeto e no Ensino Fundamental, Médio ou Superior cada grupo pode fazer o seu projeto mas na Educação Infantil como o professor coordena é melhor ter um por turma. Então, a caminhada é longa não é no primeiro que vai dar certo, também as formas de fazê-lo acontecer devem ser adaptadas a faixa etária da turma, a listagem de conteúdos, a realidade da turma, sempre tirando um tempinho para escutar os alunos, valorizar suas colocações, e lembrando que o projeto deve ir além...
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Maribel!! Chegaste a pensar sobre as diferenças entre a metodologia proposta pelo Hernandez e os Projetos de Aprendizagem? Não é a mesma proposta... Abração!!
Oi Sibbica, agora na disciplina de Didática trabalhamos os Projetos de Trabalho, sua organização, baseados em Fernando Hernandez e Monserrat Ventura, será que poderemos nos focar na proposta de um autor, para o estágio e a aplicação dos projetos, é baseado neste livro que sempre realizei os projetos com meus alunos, considero sua metodologia flexível de ser aplicada com Educação Infantil.
Postar um comentário