Destaco do índice da didática Magna as seguintes idéias de Comênio: COMÊNIO, João Amós. Didácta Magna: tratado da arte de ensinar tudo a todos. 4. ed. Lisboa: FundaçãoCalouste Gulbenkian, 1996. 525 p. “O homem é a mais alta, a mais absoluta e a mais excelente das criaturas. As escolas podem ser reformadas. Fundamentos para ensinar e aprender com facilidade. Esses elementos são os que acredito encontrar em minha prática pedagógica, pois o princípio de se ensinar é acreditar no homem, acreditar no ser humano; outro ponto que Comênio já analisava è que as escolas podem ser reformadas, depois de tanto tempo eu já diria devem ser reformadas e devemos buscar uma metodologia em que se ensine e se aprenda com facilidade, não um ensino sem prazer, sem entusiasmo, por isso acredito estar nessa busca, pois na Educação Infantil, ensinamos e aprendemos sem cobrança, aprendemos brincando e aprendemos para sempre não só para uma específiva prova.
Concluindo, ainda no meu contexto de trabalho vejo que tenho a oportunidade de respeitar o ritmo de cada aluno, ensinar gradativamente, com alguns alunos o relacionamento sempre tem maiores dificuldades, mas primo por isso, porque uma boa relação professor/aluno facilita o aprendizado, assim como consigo oferecer através dos Projetos de Aprendizagem um ensino que torne o aluno um pesquisador que vai em busca do que quer aprender.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Maribel, destacaste passagens interessantes da obra deste autor. Te sugiro que, a partir dessas passagens, possas refletir a ligação delas com o teu trabalho como professora. Com quais idéias concordas? De quais discordas? Abraçõa, Sibicca
Postar um comentário