segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sala de aula construtivista

Relacionando a ação realizada com a Pedagogia Interacionista destaco o que diz Paulo Freire: “ O professor além de ensinar, passa a aprender; e o aluno, além de aprender, passa a ensinar. Nessa relação, professor e alunos avançam no tempo.”
Portanto, para aprender e ensinar é preciso haver a troca de conhecimentos, a valorização do que o outro já sabe, de sua cultura, de sua realidade. Nessa Pedagogia há um conjunto, há uma relação entre professores e alunos, o professor traz materiais e prepara sua aula pensando no que vai significar para seu aluno e se está de acordo com sua realidade, se a atividade é apropriada para a faixa etária das crianças e se oportuniza a aprendizagem de acordo com o ritmo próprio de cada um Através de questionamentos o professor incentiva o aluno a pensar, refletir. Através da curiosidade o aluno busca, constrói o seu conhecimento.
Enfim nessa sala de aula o aprendizado se dá de forma prazerosa, há a descoberta, e a interação uns com os outros com o objetivo de aprender e desenvolver.

Um comentário:

sheilahahn disse...

Olá, Maribel!

Destaco como fundamental em sua reflexão que através de questionamentos o professor proporciona a construção do conhecimento, pois o seu aluno vai pensar, refletir e esclarecer dúvidas e curiosidades. Por isso é tão importante os projetos de aprendizagem...
Um abraço, Sheila