domingo, 12 de dezembro de 2010

Reflexões e Análises

Agora que o curso chega ao final, após a apresentação do TCC tenho algumas reflexões a fazer, aspectos negativos e positivos. Nosso curso sempre foi muito bem pensado, elaborado, uma disciplina se encaixava com a outra, e houve uma preparação para o estágio, e para o trabalho de conclusão do curso. Os projeos de Aprendizagem o estudo da autonomia das crianças, esse professor que através do curso poderia inovar, atualizar sua prática pedagógica foram objetivos durante o estágio e que se refletiram no estágio. No entanto, conversando com mais colegas(n]ão do mesmo grupo) percebi algumas contradições, nem todos professores tornaram-se conhecedores de todo esse processo nosso, de todos os assuntos que estudamos, e até tem opiniões diferentes sobre alguns assuntos ou não os consideram tão importantes como nós passamos a considerar. Nem todos professores por exemplo têm a mesma opinião sobre a escola da Ponte, sobre Projetos de Aprendizagem. Outro aspecto é que na minha opinião todos avaliadores da apresentação poderiam estar inteirados do nosso trabalho, pois é diferente do orientador que conheceu nossos alunos, nossa sala, nos acomapnhou, claro que por um lado até é bom porque acrescenta nosso trabalho como um leitor que não nos acompanhou. Enfim a banca foi um momento de aprendizagem a todos, nós, colegas e professores, alguns conheceram assuntos novos, práticas novas. Para mim foi desafiante desde a escolha persistente no assunto do TCC até sua apresentação. Me senti corajosa, por mostrar uma prática nova, mas ao mesmo tempo me senti mais cobrada, porém com certeza me trouxe mais aprendizagens, não teria graça se não fizesse sobre um assunto que não fosse instigante para mim.

Nenhum comentário: