terça-feira, 11 de novembro de 2008

Projetos de Aprendizagem

Já trabalho com projetos de aprendizagem desde o ano de 2004, quando ouvi falar achei muito difícil, mas com o livro de Fernando Hernández e uma palestra com Emília Cypriano, pude entender melhor, existem 10 passos para realizar o projeto. Achei muito confuso o modo como ele foi explicado e conduzido na primeira aula. Na disciplina de Artes do semestre passado ele estava mais de acordo com a realidade. O bom seria que cada um pudesse realizar um projeto de aprendizagem em sua turma.
O nosso projeto é de interesse de todos do grupo, é um assunto que nos preocupa, já trabalho o assunto água com meus alunos e pesquisas especificamente sobre o Rio dos Sinos foi um incentivo para mim e para eles. Fizemos atividades muito significantes, claro que o trabalho em grupo tem suas dificuldades, divergência de opiniões, dificuldade de reconhecer o outro, de perceber o envolvimento do outro, as dificuldade que outras pessoas também enfrentam, por isso a importância do conhecer e não julgar.
Agora percebo que estamos no caminho certo, que sabemos o que queremos descobrir, onde como e com quem que depois das certezas e dúvidas é o que nos guia.
Muito importante a oportunidade que teremos de expor, contagiar as pessoas sobre este aprendizado e também fazê-las refletir sobre a ação do homem.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maribel, muito interessante essa tua postagem para pensarmos um pouco mais sobre o trabalho com projetos de aprendizagem. Quando falas de Hernández e do trabalho com os teus alunos sobre o assunto "água", pensas que essa metodologia de PA é igual a que desenvolvemos nesse semestre? Abração, Sibicca

maribeloliveira disse...

A metodologia é a mesma porém aplicada de forma diferente, com a turma toda em um mesmo projeto, e os alunos sugerem o assunto e argumentam em favor dele.Decide-se tudo que vai aprender, como, onde, com quem e iniciam-se as pesquisas, como o nosso, mas meus alunos têm 4 anos. Já vi sugestões para serem utilizadas com fundamental e ensino médio , com divisão de projetos por vários grupos em uma mesma sala.