sexta-feira, 14 de maio de 2010

Minhas aprendizagens com PA

Neste semestre o que mudou na realização dos PAs foi a questão de investigação, pois ás vezes as crianças ainda não formulam uma questão mas com isso aprendo a respeitar o ritmo de cada um, entender o que expressam. Na elaboração do projeto aprendo a aceitar a opinião das crianças a valorizar o que falam e e essa é a melhor parte pois é fantástico ouvi-los ainda mais quando misturam fantasia com realidade e dão um novo ar na pesquisa, coisa que nós adultos ás vezes deixamos de lado e só reaprendemos quando os escutamos, quando entramos em suas fantasias. Assim como as crianças muitas vezes me sinto insegura e senti isso quando tive que decidir sobre as questões de investigação e não consegui dizer para um grupo que sua questão não seria trabalhada então o desafio é trabalhar as duas, mesmo que as duas tem o mesmo enfoque e fontes de pesquisa, quero ver os olhinhos deles brilhando quando perceberem as descobertas, como já está acontecendo, com isso aprendi a ser flexível, nem sempre temos a decisão pronta, podemos adaptá-la de uma maneira que fique favorável a todos. Eu, eles estamos entusiasmados com as vivências e para mim esse é o maior desafio, inovar.

2 comentários:

maribeloliveira disse...

oi Sibbica, pode me clarear, não sei se coloquei bem minhas aprendizagens, estou aprendendo muito mas não sei se me expressei bem, pode especificar mais?!
Um abraço.
da próxima vez quero visita também tá!

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Maribel!! Penso que essa postagem ficou muito interessante, aproximando-se da proposta de registro de reflexões aqui no blog. Pode aguardar que ainda estou devendo visitas :)
Abraços!